domingo, 13 de junho de 2010

Acidente Vascular Encefálico (AVE)

O que é?

O AVE ou popularmente conhecido como derrame encefálico, pode ser compreendido como uma dificuldade em maior ou menor grau do fornecimento de sangue e seus constituintes para uma determinada área do cérebro. Ele ocasiona uma lesão parcial ou total dessa área atingida tendo como conseqüência a perda ou diminuição das respectivas funções, funções essas que causar danos na parte de coordenação dos membros superiores e inferiores, entre outras alterações.

Existem basicamente 2 tipos de AVC: Isquêmico: quando não há passagem de sangue para uma determinada área, por uma obstrução no vaso ou redução do fluxo sanguíneo. Hemorrágico: quando o vaso sanguíneo se rompe ocorrendo o extravasamento do sangue.


Tratamento

O trabalho de reabilitação fisioterápica realizado por nossa equipe é composto de um conjunto de procedimentos, exercícios e técnicas que visam restabelecer ao máximo possível, uma função perdida, evitar deformidades em articulações ou popularmente conhecidas como juntas e adaptar o paciente em suas novas limitações.

O principal objetivo do fisioterapeuta em um quadro de AVC é:

-Minimizar os efeitos das anormalidades do tônus muscular.
-Manter uma amplitude de movimento o mais normal possível para impedir deformidades.
-Reeducação de mobilidade nas atividades funcionais básicas como, troca de posição na cama, sentar, e realizar transferências.
-Promover a conscientização corporal, estimulando o máximo possível o lado hemiplégico (paralisado).
-Melhora do equilíbrio em pé e reeducação da marcha {andar}.

Intervenção da família na reabilitação.

Faz parte de nossa missão, promover a integração entre nossa equipe de fisioterapeutas e a família do paciente, para proporcionar ao paciente uma melhor recuperação e da melhora da qualidade de vida. Assim, através de um programa de treinamento e participação do familiar, o paciente irá ter uma melhor evolução e adaptação, tanto em relação aos seus limites, aceitando a sua nova realidade de sua vida diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário